
Appleby Blue • um presente para o futuro
Um projeto que ambiciona combater a potencial solidão de seus moradores foi o grande vencedor da edição 2025 do prêmio Stirling, um dos mais importantes do Reino Unido, concedido anualmente pelo Royal Institute of British Architects.
Concebido pelo escritório londrino Witherford Watson Mann e construído no terreno onde antes havia uma casa de repouso abandonada, o Appleby Blue é um complexo de moradia residencial com 59 apartamentos para pessoas com mais de 65 anos localizado em Southwark, ao sul de Londres. Pensado para promover a conviência entre seus residentes, o projeto privilegia as áreas comuns – que incluem um jardim suspenso, um pátio e uma cozinha comunitária –, tem apartamentos generosos, corredores com piso de terracota, bancos, infinitas plantas e um sistema próprio de irrigação. A sensação é de um "oásis no meio de um bosque" – um ambiente que evoca um estilo de vida aspiracional, totalmente oposto ao clima institucional comumente encontrado em casas de repouso.
Apropriando-se de elementos construtivos tradicionais das construções inglesas, como tijolos e madeira, e da clássica bay window (janela caracterizada por três partes projetadas para fora do corpo do edifício), o Appleby Blue evoca o estilo das antigas casas de repouso britânicas (que nasceram ainda na Idade Média), mas, de forma responsável, imaginativa e esperançosa, oferece uma resposta para questões atuais e urgentes: a escassez de moradia e a crescente epidemia de solidão dos idosos.
